top of page

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PANAFITOSA

Papel: Designer UX UI e Ilustrador.

01.png
02.png

UM PROJETO PROBLEMÁTICO

Os usuários serão auxiliares de cozinha que deverão passar pelo treinamento de boas práticas na cozinha, homens e mulheres entre 18 e 30 anos de idade que residem...no Caribe...um lugar que eu não sei absolutamente nada a respeito.

Após uma pesquisa percebi que existem diversas similaridades no aspecto cultural com o Brasil, e o cliente passou alguns dados como, os usuários são usuários assíduos de celulares, e são nativos digitais, apesar da minha pesquisa apontar o contrário, segui o que o cliente disse.

03.png

O FRACASSO

A pesquisa estava certa, o cliente, nem tanto, apesar dos usuários serem mesmo donos de celulares, não são usuários assíduos de apps, o primeiro protótipo, focado em um usuário experiente, com ícones minimalistas, foi um fracasso completo, seus celulares modelos mais antigos e menores, o curso era pesado demais para rodar neles, eles haviam planejado dar o curso em um local aonde todos teriam acesso a um desktop, e isso não havia sido passado para a produção, além disso, o visual, com design minimalista, não fazia parte do repertório dos usuários, que não conseguiam navegar pelo ambiente virtual.

De volta a estaca zero.

04.png

SEGUNDO ROUND

Refiz toda a interface e ilustrações, um para cada exemplo do que o usuário enfrentaria no curso, uma página de instruções, outra para as atividades, vídeos, todos os recursos, com o novo visual, mas o problema é que independente do cliente ter contribuído para o erro, nós tínhamos a obrigação de acertar dessa vez. Queremos manter um bom relacionamento com o cliente e ganhar os nossos usuários.

Então elaborei um protótipo de baixa fidelidade e levei para o público mais próximo do real, um restaurante que eu conhecia a dona e ela me deixou testar com seus funcionários dela em Rancho Queimado, uma área que tinha acesso a tecnologia, mas que os celulares eram modelos mais antigos, e que os funcionários usavam os aparelhos, mas não vinham de um background que lhes permitia navegar com facilidade em apps modernos.

O teste me mostrou muito!

05.png

DE VOLTA PARA O FUTURO

A principal descoberta foi a da falta de familiaridade com os padrões de design atuais, eu tinha que voltar no tempo, focar em affordance, os elementos gráficos, ícones, ilustrações de personagens, panelas e assados, tinham que parecer o que eram, simplificação não seria a solução para o meu problema de usabilidade, eu teria que criar a experiência da cozinha, mais próxima do real.

06.png

DESIGN DE SUPERFÍCIE

Ilustrações muito realistas levam tempo, algo que já tínhamos pouco, devido ao retrabalho causado pelo primeiro erro, optamos pelo flat design nas ilustrações, algo rápido de produzir e que o usuário pareceu aprovar bem no teste.

A interface ia ser simples, mas voltando a internet de outrora aonde um botão deveria parecer um botão, nada minimalistas, de volta a degradês e sombras.

07.png

PROJETO FINAL

O projeto final ficou com uma UI simples, e uma ilustração colorida e rica, aprovado pelo cliente e pelos usuários, não ter acesso ao público pode ser um desafio, mas com um pouco de esforço e criatividade é possível entrar na mente do usuário, mesmo em outro país.

©2020 Luiz Meneghel.

bottom of page